quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Uma coisa que fez muita diferença na minha vida foi ter aderido ao cardápio semanal, que é uma maneira simples e eficiente de planejar as refeições da semana.
Por muito tempo eu ia ao mercado e comprava de tudo um pouco, sem muita estratégia. Mas acabei percebendo que essa não era a maneira mais inteligente de fazer compras. Até porque, sempre faltava alguma coisa ou eu nunca dava conta de consumir tudo que havia comprado e estragava mais rápido (frutas, verduras e frios). Sem falar na criatividade que vai diminuindo aos poucos e sempre ficamos repetindo os mesmos pratos.
É por todas essas coisas que posso dizer que o cardápio semanal fez muita diferença na minha rotina. Com ele posso planejar com precisão todas as refeições da semana, consigo montar uma lista de compras inteligente (evitando desperdícios e consequentemente gastando menos) e também tenho hora certa para cada refeição. Não é demais?
Passo a passo de como montar um cardápio semanal
2. Depois comece pensando como funciona a sua rotina. Você almoça em casa ou no trabalho? Você tem tempo de ir em casa para fazer um lanche da tarde ou vai direto para faculdade? Tudo isso influência no seu cardápio, então tenha esses pontos em mente.
3. Tenha um caderno de receitas ou sites de culinária salvo no seu favoritos, pois isso ajuda muito a se manter criativo e variar mais o cardápio. E lembre-se, aqui no blog tem uma categoria chamada cardápio da semana que te ajuda a descobrir receitas práticas e fáceis.
4. Agora na sua folha ou na planilha, faça uma divisão semelhante à imagem abaixo. Sempre separando os dias da semana e os horários de cada refeição. Esse exemplo é um cardápio de uma pessoa que levanta por volta das 7 da manhã e dorme antes da meia noite, mas no seu cardápio isso deve ser mudado se a sua rotina se encaixa em outros horários.
(Clique na imagem para ver em tamanho maior)
Como escolher as refeições da semana?
Eu aconselho que todo mundo procure o acompanhamento de um nutricionista. O nutricionista não é só para quem está querendo perder peso, mas sim para todas as pessoas. Afinal, todos nós temos necessidade de nutrientes e vitaminas para que a nossa saúde esteja sempre ok.É muito legal consultar um especialista, pois ele vai querer conhecer um pouco mais dos seus hábitos, sua rotina e a partir disso vai elaborar um plano de refeições completamente saudável e ideal para você. Pense nessa possibilidade!
Porém se você ainda não marcou uma consulta, é interessante que você tente montar as refeições da melhor forma possível. Afinal, todo mundo sabe o que é saudável, e sabe que deve evitar ao máximo alimentos processados e dar preferência aos alimentos frescos como frutas e verduras. Pronto, se você já tiver isso em mente já é um bom começo.
Para o almoço e o jantar é importante ter: um prato base (composto de carboidrato: arroz, feijão, batata, mandioca e etc), um prato principal (proteína: carne, frango, peixe ou ovo), guarnições (verdura ou legume, refogado ou assado) e salada.
A minha realidade é que eu não tenho muito tempo para cozinhar, e acho que quase ninguém tem hoje em dia, né? Então eu otimizo meu tempo na cozinha fazendo algumas coisas simples. Como ter um dia na semana para cozinhar o feijão e congelar em potinhos (também faço isso com o frango). Também aproveito para deixar alguns ingredientes já separados, tipo a cenoura já ralada em um potinho, a cebolinha picada e a ricota triturada. Isso facilita muito quando eu quero preparar um lanche ou uma salada, por exemplo.
E é dessa forma que eu elaboro meu cardápio semanal. Quando comecei, achei que poderia ser complicado me acostumar e aderir de vez, mas não é! Desde a primeira semana que eu comecei nunca mais deixei de fazer, pois senti que é algo que otimizou o meu tempo, me ajudou na hora de saber o que comprar no mercado e ainda mantem a minha alimentação sempre saudável.
Cardápio semanal é uma coisa para aderir e levar pra vida!
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário